Subscreve a Mystic Newsletter

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

O Poder do Perdão


"Errar é humano, perdoar é Divino"

Perdoar alguém e pedir perdão, são duas das coisas mais importantes para o nosso desenvolvimento espiritual. Não me refiro somente ao ato de pedir desculpa nem o dizer que x já fora perdoado, é algo mais emocional, mais profundo no nosso ser, e quando se da o verdadeiro perdão, algo em nós muda, para melhor. 

Claro que é compreensível situações que causaram trauma, seja na infância, adolescência, ou em qualquer altura da nossa vida, seja dor nossa ou de quem amamos, que custe muito mais praticar o perdão, mas, sou apologista que o ato de perdoarmos, não seja sinónimo direto de permitir que x pessoa ou momento se repita e permaneça na nossa vida, simplesmente, retiramos bagagem emocional a mais de cima de nós. E acreditem, é complicado, mas vale a pena. 

Nem pensem que terão longas jornadas pela frente, acreditem, todos as temos. Todos erramos, de uma forma ou de outra, mas ter a plena noção que não somos seres perfeitos, assumir o erro e evoluir com o mesmo, é muito mais benéfico do que possam imaginar. Isto é, se evoluirmos e não cometermos o mesmo erro vezes sem conta. Até porquê eu sou apologista que, até termos a lição aprendida, a mesma se repita até conseguirmos perceber, aprender e evoluir. 

E não esperem que todos estejam preparados para o perdão, para o praticar e perceber que foram preparados. Mas o que realmente importa, somos nós, cada um tem o seu percurso a percorrer, cada um tem as suas lições para aprender. Se é um comprimido duro de engolir, ui se é! Especialmente se és tu que tens de praticar o perdão. 

Perdoar alguém tem sido especialmente duro para ti? Eu tento viver uma vida boa e honesta, ser justa e simpática com todos, mas também erro, também magoo. E como a moeda tem dois lados, há momentos em que, penso eu, estar tudo tranquilo, e baaam, acontece algo que me mágoa, seja por pessoas que estava, ou não a contar, dói sempre. Pode igualmente acontecer uma ferida à muito sarada, ser rasgada de novo quando menos se espera, seja por qual motivo for. Soa-vos familiar? Ahh, eu adorava dizer que acontecimentos passados já não me incomodam, mas eu própria encontro-me em processo de cura e perdão. Não estão sozinhos nisto, na não! 

PASSOS PRÁTICOS: 

Através da tentativa/erro, eu aprendi que perdoar, não é esquecer, mas sim conseguir avançar sem me agarrar a raiva, angústia, mágoa, ver, nem que seja de longe ou perto, quem nos magoou e entender que essa pessoa não tem qualquer influencia sobre nós. (não sintam impossível, já o consegui com diversas pessoas do meu passado, e irei conseguir com todos!). E como conseguimos isso? Eu acredito que como seres humanos que somos, fomos abençoados com todo o tipo de emoções, umas são mais saudáveis que outros, tem de haver equilíbrio,  sem caos não existe paraíso, não existe branco sem preto, né?

Pequenos passos ajudam-nos a ver as coisas de forma mais clara, seja com meditações, momentos de amor-próprio, apontar tudo, rezar, praticar algo que nós fortaleça a alma, mas o mais importante, seja o que for que nos ajude a enfrentar o que está mal, é importante que o mesma não faça mal a ninguém, nem a nós. O que é que te preenche a alma? Agarra-te a isso e avança. Tem fé, não receies, a evolução vale a pena! 

AUTO-PERDÃO

É sem sombra de dúvida a tarefa mais complicada. Algum momento na nossa vida nos deitou de tal forma abaixo, que nos culpamos, que nos fez sentir nojo de nós próprios, e infelizmente existem pessoas que gostam de nos relembrar do que fomos, como se jorrar gasolina no fogo já existente, fosse ajudar. Pode ser difícil, mas é nesses momentos que nos devemos desligar de quem nos deita mais abaixo do que realmente ajuda a melhorar. Já tive que fazer isto com pessoas que eram bem próximas de mim, e acredito que o tenha de fazer mais vezes ao longo da jornada da minha vida. Tal como tu, como nós, como todo o mundo passa por fases destas. Podem não ser faladas, mas são exprienciadas.  Atenção que isto não simboliza que nos tenhamos que afastar dessas pessoas para sempre, mas pelo menos durante o nosso processo de cura, perdão até ao ponto em que estejamos prontos a dizer "Eu já não sou essa pessoa, e honestamente? Não quero voltar a esses tempos!"

Dai ser crucial agarrarmos-nos ao que permite evoluir livremente, nos auxilia, da força e garra para que camada a camada consigamos retirar os sentimentos negativos que tenhamos connosco mesmo, e isso, é um passo gigantesco ao Perdão completo, nosso e de quem outrora nos fez mal. 

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO

1.: ESTAREI A AGARRAR-ME A ALGO IMPERDOÁVEL PARA CASTIGAR ALGUÉM?
Falando por experiência própria, as pessoas não vão dar conta que ainda não foram perdoadas, porque simplesmente seguem com a sua vida avante. A atitude do "Eles vão ver!" está a ser desperdiçada, e adivinhem quem carrega com o peso todo em cima do lombo? Exatamente, nós! 

2.: TEREI DE SER FRONTAL E REAL SOBRE O PORQUÊ DE NÃO ME LIBERTAR DAS EMOÇÕES NEGATIVAS QUE VEM COM O NÃO PERDOAR?
Não importa as diversas formas que arranjarmos para justificar, a verdade é crucial vermos tudo com a verdade, nem que tenhamos que bater com a cabeça setenta vezes, chegará o momento de clareza e libertação, persistência leva-nos longe. 

3.: EU QUEREI MESMO LIBERTAR-ME PARA FINALMENTE VIVER UMA VIDA MAIS LEVE E MELHOR? 
Se a tua resposta é "sim", porque não te sentas e numa primeira fase escreves tudo, fala com pessoas que confias, com terapeutas que te guiem, com familiares com os quais te sintas à vontade, contigo mesmo, ou simplesmente com uma entidade que te amplifica a fé? Desde que sejam conversações de coração para coração, nem imaginas o quão libertador isso é! 

4.: ESTAREI A PERMITIR QUE O IMPERDOÁVEL CRESÇA DOENTEMENTE E ME ADOEÇA FÍSICA, EMOCIONAL E ESPIRITUALMENTE?
Agarrar demasiado ao imperdoável acaba por nós amargar. E isso não é algo que queiramos a crescer dentro de nós. Tal como uma doença, isso tem de ser curado. Não fazer nada, impede-te de seguir por um caminho mais luminoso e cheio de vida. 

Estas são perguntas que questiono a mim mesma, e novamente repito, a prática do perdão mais honesto e profundo, tanto para nós como para quem nos magoou a nós ou alguém que nos é próximo, é um caminho longo, mas tão benéfico de ser percorrido. Podem demorar o tempo que precisarem, mas jamais desistam de vocês próprios! 

Simplesmente permite-te ter mais paz. E será nessa paz que te conhecerás como nunca antes! E lembra-te, perdoar não significa que tudo se repita, significa sim, que evoluíste e que o que perdoaste, jamais se repetirá na tua vida! 


Enviar um comentário

© MystiCafé Tarot. Design by Fearne.